top of page
Foto do escritorIVM Engenharia Elétrica

O Homem negro que inventou a lâmpada e foi esquecido na história


Na escola você talvez tenha ouvido falar que o inventor da lâmpada foi um cara chamado Thomas Edison, estou certo? E você não está totalmente errado sobre isso, porém, muito antes de sua invenção, tiveram mais de 20 cientistas que já haviam desenvolvido dispositivos que emitiam luz. O homem de quem vou falar agora, foi um dos mais notáveis e contribuiu muito para que a lâmpada que conhecemos hoje e que fez parte de mais de um século de inovações, existisse.

Durante vários séculos, tivemos diversos inventores negros que não levaram os devidos créditos pelas suas invenções. E isso não aconteceu apenas no campo científico não, o termo geralmente adotado para essa questão se chama APAGAMENTO, que nada mais é do que omitir os feitos, histórias, culturas e demais itens de afrodescendentes Para vocês terem uma ideia, inventores negros foram responsáveis pela invenção das rodas do bonde elétrico, videogames, identificador de chamadas e chamadas em espera, monitor para o computador colorido, sistema de refrigeração dos caminhoes frigoríficos, hélice do barco a vapor, entre muitas outras coisas. E agora vou te falar quem inventou a lâmpada. ou melhor, quem inventou o componente que viabilizou a utilização da lâmpada comercialmente. Esse inventor foi um homem chamado Lewis Howard Latimer.

Latimer nasceu em Massachusetts, estados unidos em 1848, filho de Rebeca e George latimer, seus pais eram escravos que fugiram de outro estado e sua infância foi de muito trabalho. Antes dos 10 anos ele já ajudava seu pai de dia em uma barbearia e a noite os dois trabalhavam colocando papéis de parede. Aos 15 ele ingressou na Marinha dos Estados Unidos e com 20 anos foi dispensado e passou a trabalhar como officeboy de um escritório de advocacia de patentes. Nessa época ele aprendeu a usar esquadros, réguas e outras ferramentas utilizadas no desenho de patentes e sua habilidade foi reconhecida e ele acabou promovido a desenhista chefe de patentes.

Em 1874 Latimer co-patenteou (com Charles Brown) um sistema sanitário aprimorado para vagões ferroviários, denominado armário de água para vagões ferroviários, em 1876 foi contratado por Alexander Graham Bell, um dos inventores do telefone, para esboçar os desenhos e ajudar na patente. Graças a Latimer, Gran Bell conseguiu patentear sua invenção horas antes de outro inventor, o que tornou BELL conhecido como o inventor do telefone, sendo que não era. Nesse momento ele começou a ganhar notoriedade e em 1879 foi contratado pela U.S. Electric Lighting Company, que pertencia a Hiram Maxim, que na época era rival de Thomas Edison.

As lâmpadas de Edison, são as lâmpadas incandescentes que até alguns anos atrás eram maioria, elas possuem em seu interior um pequeno filamento que quando quando uma corrente elétrica passa por ele, aquece os átomos que o compõem, gerando assim a luz. Durante esse processo, muito dessa corrente gera calor e isso pode ser sentido se estiver perto de uma lâmpada e com o tempo esse filamento queima. Naquele momento histórico, Edison já havia patenteado a lâmpada só que ele não conseguia achar uma forma de melhorar a vida útil desse filamento.

Ele já havia gasto mais de 5 milhões de reais em pesquisa, já havia testado mais de 6000 materiais diferentes e não chegava até uma solução viável economicamente.

E adivinhem o que Latimer estava fazendo na mesma época?

Latimer havia inventado algo que iria mudar a história. Ele criou uma modificação no processo de fabricação de filamentos de carbono com o objetivo de reduzir as quebras durante o processo de carbonização. Para ficar mais claro, ele inventou uma forma de aquecer o carbone sem que ele se rompesse, e como eu disse, a lâmpada incandescente basicamente é o filamento de alguma coisa aquecida que produz luz. Com isso, a invenção de Latimer tornou a lâmpada de Edison viável.

Sua experiência o tornou popular e ele passou a melhorar a iluminação incandescente e também a iluminação de arco. Ele também liderou várias equipes na implantação de iluminação elétrica de estradas e ajudou a implantar as primeiras usinas elétricas na Filadélfia, na cidade de Nova York e em Montreal. Ele também supervisionou a instalação de iluminação em estações ferroviárias e prédios do governo.

Algum tempo depois, ele foi para Londres, e ficou encarregado de montar um departamento de lâmpadas incandescentes e supervisionou a produção de sua própria invenção de filamentos de carbono. No entanto, lá ele sofreu muita discriminação pq os ingleses não eram acostumados a serem liderados por um homem negro.

Sobre a experiência londres, Latimer escreveu:


"Em Londres, eu estava em maus lençóis desde o dia em que vim até voltar."


Após esses eventos ele voltou para os Estados Unidos e foi contratado por Edison para trabalhar no departamento jurídico como redator e especialista em patentes. Graças a ele, thomas edison conseguiu manter diversas patentes ao longo dos anos e Latimer foi o único negro integrante de um grupo seleto de cientistas chamado Edison Pioners. Após isso ele continuou inovando e trabalhando até sua morte em 1928.


Ele é um exemplo de pessoa à frente do seu tempo, nascido de uma família pobre, sofreu com o preconceito racial e mesmo assim foi reconhecido por grandes homens por sua incrível inteligência e esforço.

Quer fazer o melhor projeto elétrico para sua casa, comércio ou indústria? Quer o melhor eletricista? Temos o melhor custo benefício. Entre em contato conosco pelo email: administrativo@ivm.eng.br ou pelo whats: 42 - 99988-5786

630 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 - IVM Engenharia Elétrica

  • TikTok
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social
bottom of page