Para quem é do mundo da eletrônica e elétrica, tenho certeza que já ouviu falar sobre os equipamentos Fluke. A fluke é sinônimo de qualidade e robustez e no Brasil também a conhecemos pelo alto valor agregado dos seus produtos e nesse artigo vou mostrar muita história e curiosidades sobre essa fabricante.
A Fluke Corporation de hoje é uma empresa com reputação internacional mas sabia que ela nasceu numa pequena cidade com menos de 100 mil habitantes? E que seu fundador participou da segunda guerra mundial? Ela é a empresa que tem os produtos de medição que são sonho de consumo para muitos eletricistas.
John Maurice Fluke foi o fundador da Fluke, ele nasceu em 14 de dezembro de 1911 em Washington, Estados Unidos, em uma pequena cidade. John era um um garoto-prodígio da ciência e era fascinado pelas locomotivas da General Electric que na época, tinha nada menos que 4.000 cavalos de potência e funcionavam com 3.000 volts. Elas podiam vencer facilmente as máquinas a vapor que ainda eram maioria e a forma como usavam a energia elétrica despertava o interesse de John pela Engenharia Elétrica.
Ele entrou na Universidade de Washington em 1930 e graduou-se como bacharel em engenharia elétrica em 1935. Após se formar, a Grande Depressão causada em 1929 ainda se arrastava e os empregos continuavam escassos, por isso ele acabou optando por uma bolsa para mestrado no MIT, que forma anualmente milhares de mentes que revolucionaram e ainda revolucionam o mundo. Pra vocês terem uma ideia, um de seus colegas de quarto era Bill Hewlett, que mais tarde fundaria a HP.
Em 1939 a Alemanha atacou a Polônia e deu início a Segunda Guerra Mundial, e Fluke foi chamado para o serviço ativo em 1940. Ele foi designado para a divisão elétrica de navios da Marinha em Washington e trabalhou com Hyman Rickover, considerado o pai da marinha nuclear. Com apenas 32 anos, Fluke foi promovido a comandante e recebeu a Legiã
o de Mérito por seu trabalho em uma variedade de problemas difíceis com equipamentos elétricos de bordo.
Em 1946 ele decidiu sair da marinha mesmo tendo proposta para trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias, além de propostas da General Electric. O que ele queria, não seria possível alcançar como empregado, ele queria empreender e trabalhar na sua própria empresa. Com 39 anos john já tinha 8 patentes e com o dinheiro dos royalties gerados, finalmente conseguiu fazer o que queria e fundou em 1948 a John Fluke Engineering Company no porão de sua casa em Connecticut e seu primeiro produto foi o medidor Modelo 101 VAW (volts amps watts) e seu primeiro cliente foi a General Electric.
Desde seu primeiro produto, caprichava na qualidade e impulsionado pela excelência em design e fabricação meticulosa teve um crescimento muito rápido o que o levou a desenvolver outros produtos na área de Teste e Medição.
Durante as décadas de 1950 e 1960 a Fluke caminhou a passos largos e lançou muitos produtos de ponta. Na década de 1970, a economia desacelerou devido a uma grande crise mundial, causada principalmente pela desregulamentação do sistema monetário internacional e duas grandes crises petrolíferas, o que travou o ritmo de crescimento nos países industrializados. Mas Fluke conseguiu manter lucros saudáveis com o lançamento de novos produtos e a empresa continuou a ser líder de mercado em várias categorias de produtos.
Na década de 1980 a Fluke viu sua base de clientes mudar para o público técnico, como engenheiros e técnicos, e também viu um crescimento acelerado da concorrência, mas ela se manteve firme e apostou no aumento da sua distribuição e marketing, o que gerou resultados positivos e manteve o crescimento constante. Também foi nessa década que eles mudaram sua sede para Everett em Washington, um empreendimento na casa dos 200 milhões de reais.
Em 11 de fevereiro de 1984, John Fluke morreu. Ele tinha 72 anos e deixava sua esposa e três filhos. Logo depois Washington o nomeou como um dos 100 homens mais notáveis da história daquele Estado. Ele havia partido, mas deixou um legado para as próximas gerações.
Em 1993, a Fluke comprou a divisão de dispositivos de teste e medição da Philips Electronics na Holanda e em 1998 foi comprada pela Danaher Corporation.
Hoje a Fluke é uma empresa multinacional e líder mundial em instrumentos e ferramentas de teste e conta com centros de fabricação localizados nos EUA, Reino Unido, Ásia e Holanda e com subsidiárias de vendas e serviços espalhados por mais de 100 países, incluindo o Brasil aqui é claro. Dentre os principais produtos ela oferece, multímetros, alicate amperímetros, câmeras térmicas, osciloscópios, certificadores de rede, termômetros, analisadores de qualidade de energia, trenas a laser, e uma infinidade de ferramentas e outros equipamentos de medição. Seus produtos variam entre 50 e 300 mil reais e te garanto que quase todos estes instrumentos são incomparáveis em termos de qualidade em suas categorias.
Fontes: